Usar a corrida como terapia para deixar de fumar tem quatro vantagens:
•Antes de tudo, ganhas dinheiro. Uma pessoa que fume um maço por dia consegue poupar para ir à Maratona de Berlim e pagar o equipamento desportivo que vai usar todo o ano…
•Ganhas em saúde e bem-estar. As tuas artérias e pulmões, fragilizados por anos de fumo, vão recuperar. Segundo um estudo realizado em Inglaterra, 35 mil fumadores limparam os pulmões e as artérias (diminuindo assim o risco de enfartes e embolias) ao fazerem exercidos aeróbios de forma regular durante dois anos. No entanto, não evitaram o risco de cancro…
•Não engordas. É de recordar que um dos problemas das pessoas que deixam de fumarimage thumb17 Atletismo Deixar de fumar é precisamente o aumento de peso, já que recorrem à comida como substituto do tabaco
•Melhora o teu aspecto físico. Emagreces, a pele fica com melhor aspecto e ficas mais musculoso
Assim deves treinar
- Terás uma primeira fase em que o objectivo é recuperar a forma física, que pode durar entre um e três meses. Há pessoas que fumam mas praticam faz exercício físico, mas a grande maioria não faz nada (a estes recomendamos um plano que combina andar-correr; por exemplo, começar com meia hora alternando três minutos a andar e um a correr, retirando com o tempo minutos ao andar até que ser possível trotar durante os 30 minutos).
- O ponto de inflexão é quando se chega a uma hora de corrida seguida sem dificuldades. Neste momento tens a opção de ganhar velocidade (uma vez por semana realizar o treino de qualidade).
- Quem tiver um nível físico aceitável pode ter como objectivo uma corrida de 10 km ou meia maratona. Neste caso o melhor é seguir um plano de treino para progredir com eficácia (o habitual é correr mais do que é necessário).
Nenhum comentário:
Postar um comentário