O sensor do Nike + iPod

Materiais piezelétricos podem gerar impulsos elétricos quando
mudam de formato
O sensor se encaixa num compartimento na palmilha do calçado Nike+. Ele detecta os passos do atleta através do medidor de aceleração piezelétrico. Materiais piezelétricos geram correntes elétricas quando mudam de formato ou mudam de formato quando expostos à eletricidade. Transdutores piezelétricos, geralmente usados em caixas de som, mudam de formato rapidamente em contato com uma corrente elétrica. Sensores piezelétricos, por outro lado, utilizam quartzo, silicone ou cristais artificiais que produzem eletricidade quando comprimidos, movidos ou curvados.


Os sensores piezelétricos podem ser minúsculos. Os sensores circulares fornecem capacidades senso-motoras para o controle do PlayStation 3
Os cristais em forma de geradores são microscópicos. Dependendo de como os cristais são cortados, eles geralmente produzem uma carga elétrica quando comprimidos numa direção específica ou contra uma superfície plana. Por esses motivos, os sensores piezelétricos podem ser muito pequenos e extremamente precisos. Além do sensor do Nike+, minúsculos sensores piezelétricos fornecem capacidades senso-motoras para os controles do PlayStation 3 e do Nintendo Wii.


O medidor de aceleração do sensor do Nike+ fica acima da bateria. Um transmissor emite os sinais ao receptor
O sensor do medidor de aceleração do Nike+ detecta quando o pé toca o chão. Quando alguém está de pé ou andando devagar, seus pés ficam muito mais tempo em contato com o solo. Mas, ao correr, o contato é muito menor. Quanto mais rápido, menor o tempo de contato com a superfície. Graças a essa característica básica do ato de caminhar e correr, um processador pode usar equações para converter o tempo de contato em velocidade. Esse processo é mais preciso quando o atleta calibra seus sensores ao correr uma distância pré-determinada para uma leitura de base.
O medidor de aceleração também funciona como o botão de ligar/desligar do sensor. Quando os calçados não estão se movendo, o medidor de aceleração não tem informações para serem transmitidas. Na ausência do medidor, o sensor acaba se desligando automaticamente. Mas, quando o atleta coloca o tênis e dá alguns passos, o sensor gera pulsos elétricos e reinicia a operação. Ele possui também um botão de ligar/desligar. Isso preserva a duração da bateria (duração de mil horas, que pode ser trocada) quando a pessoa não está utilizando o tênis.




Um botão de ligar/desligar, processador e uma antena ficam na parte debaixo do sensor
O sensor do Nike+ iPod envia informações ao receptor através de uma antena e transmissor embutidos. As informações são transmitidas por meio de freqüências de rádio de 2.4 gigahertz utilizando um protocolo, de acordo com direitos autorais. Além de transmitir dados sobre o movimento da pessoa, envia um código identificador único. Veremos como o receptor recebe essa informação a seguir.
Nike+ Tênis

Além do Sport Kit e do iPod Nano, o sistema do Nike+ requer o uso de um tênis Nike compatível, mais especificamente, um tênis da linha Nike+. Somente os tênis Nike+ possuem o espaço necessário para acomodar o transmissor debaixo da palmilha. No entanto, outros fabricantes desenvolveram pequenos bolsos que acomodam o transmissor e podem ser acoplados ao tênis. Estes fabricantes alegam que o transmissor, mesmo localizado fora do tênis, realiza uma leitura precisa dos dados. No entanto, o ângulo no qual o sensor fica localizado na parte de cima do pé é ligeiramente diferente do ângulo de dentro do tênis. Dependendo de como os cristais piezelétricos estiverem alinhados com o sensor, afetaria a precisão geral do sistema.

Nenhum comentário: