Confira as dicas e histórias sobre a São Silvestre

No último dia do ano acontece em São Paulo a São Silvestre. Essa é a mais tradicional corrida de rua do país e está na sua 81ª edição. A prova reúne corredores estrangeiros e brasileiros. Esse ano 15 mil pessoas irão participar da competição que tem algumas peculiaridades.

Foi a partir desse tema que aconteceu, nessa última quarta-feira na capital paulista, a palestra Webrun com histórias e dicas sobre a São Silvestre. Esta foi ministrada pelo técnico de corrida Wanderlei Oliveira na Academia Competition e contou com convidados especiais como os atletas veteranos Mitiko Nakatani e Edgar Freire.


São Paulo - Quem nunca almejou em participar de uma determinada prova e superar os seus limites? Esses são os desejos de quase todos os corredores que integram a Corrida Internacional de São Silvestre. A prova é a mais tradicional corrida do Brasil e existe desde de 1924. Todos os anos a largada é dada no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo.

Por ser realizada no último dia do ano, a corrida tem um ar festivo. Mesmo assim não deixa de ser um grande trampolim de atletas. Foi da São Silvestre que surgiram nomes do atletismo mundial como o queniano Paul Tergat. Mas é também na São Silvestre que corredores anônimos realizam o sonho de participar da prova mais famosa do Brasil, mesmo que o esforço seja grande para percorrer os 15 quilômetros de corrida.

História - A prova surgiu no ano de 1924 e foi idealizada pelo jornalista Cásper Líbero. “Em uma visita à Paris, Cásper Líbero se encantou com uns corredores que passavam pelas ruas francesas à noite com tochas de fogo. Ao voltar para o Brasil, ele decidiu fazer uma corrida semelhante”, conta o técnico Wanderlei de Oliveira.

No mesmo ano foi criada a Corrida de São Silvestre, que até então era realizada na parte da noite. A data da prova, 31 de dezembro, também não foi escolhida ao acaso. Esse é o dia de morte e de canonização do São Silvestre, Papa durante 314d.c até 335d.c.

“Há registros de que 33 pessoas completaram a primeira São Silvestre do Brasil. O primeiro campeão foi Alfredo Gomes no tempo de 23 minutos. Mas naquela época o percurso tinha 8.800m”, revela Oliveira.

Durante os 81 anos de existência a prova sofreu diversas alterações de percurso até chegar aos 15 quilômetros atuais. As mulheres só começaram a correr oficialmente em 1975.

 

Nenhum comentário: