Dicas para Manter a Motivação nos Treinos de Corrida

Sem dúvidas todo corredor, amador ou profissional, já passou por momentos em que a motivação diminui e dá vontade de parar com tudo. Correr é um esporte muito individual onde se busca a superação dos limites próprios. Em alguns momentos é difícil manter o foco nos treinos e seguir em busca dos seus objetivos.

Para ajudar nesses momentos selecionei, para trazer a vocês, essas dicas do Prof. Dietmar Samulski, doutor em psicologia do esporte pela Universidade do Esporte em Colônia, Alemanha e diretor científico do Cenesp (Centro de Excelência Esportiva) em Belo Horizonte.

1.        Determine metas específicas, com objetivos claros e mensuráveis. Ex.: correr em determinado tempo, distância, ou perder peso em determinado período.

2.        Estabeleça metas reais que você pode alcançar e, após atingi-las, aumente o grau de dificuldade.

3.        Tenha novas metas e novos objetivos. Participe de uma corrida em uma distância nova, ou tente quebrar seu próprio recorde em algum percurso.

4.        Supere obstáculos e limites, sejam eles de fadiga muscular, dor, cansaço e outros.

5.        Foque o curto prazo. Corra determinada distância em uma semana. No médio prazo você melhorará a capacidade aeróbica (cerca de três meses) e, no longo prazo, desenvolverá persistência para superar situações difíceis.

6.        Planeje e anote suas metas e a as ações. Verifique os resultados de seu trabalho a cada mês.

7.        Peça o apoio de familiares ou amigos para realização de suas metas. Ex.: convide amigos ou o parceiro(a) para correr no fim de semana.

8.        Varie o ambiente e a rotina de treino para evitar a monotonia e a desmotivação.

9.        Pratique também outros esportes, como andar de bicicleta, jogar tênis, para quebrar a rotina dos treinos.

10.     Utilize intervalos de descanso para recuperar a energia e motivar-se novamente para atividades futuras.

11.     Avalie constantemente sua saúde e forma físcia para acompanhar o progresso do seu desempenho físico.

12.     Crie estados emocionais positivos durante a corrida. O mais importante na vida e no esporte é que você se sinta realizado. Afinal, quando se sente assim com uma atividade, você continuará praticando e não se sentirá frustrado.

13.     Tenha hábitos saudáveis para a promoção da saúde, do bem-estar e da melhora da qualidade de vida.

Boas corridas, amigos!

 

Nenhum comentário: