TIPOS DE PISADAS

Desenvolvido em parceria com Liane Azevedo, professora doutora de Biomecânica e Fisiologia do Exercício da Universidade de Worcester, na Inglaterra, e a CMC Tecnologia da Informação, o equipamento oferece os resultados biomecânicos, como o tamanho e o tipo de pé e de pisada (neutra, pronação leve, pronação moderada, pronação severa ou subpronada), o ângulo de pronação, a freqüência das passadas por minuto (FPM) e os resultados fisiológicos (índice de massa corporal, além do gasto calórico em repouso e em exercício. 

No final do teste, de acordo com os resultados obtidos, é possível conferir automaticamente qual tipo de tênis é o mais indicado para cada tipo de pé. O tênis errado não oferece o Ideal quanto à absorção, flexibilidade e distribuição do impacto em um determinado movimento esportivo. Isso faz com que o pé, bem como toda a estrutura articular, fique vulnerável a impactos excessivos e torções que podem gerar desde pequenos traumatismos até verdadeiras lesões ortopédicas mais graves.

TIPOS DE PISADAS  
O que diferencia os tipos de pisadas é a maneira como o pé toca o calcanhar e "rola" pelo chão até impulsionar o corpo com a ponta dos pés.  
a) PISADA NEUTRA:onde se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro de modo uniforme, terminando a passada no centro da planta do pé (o impulso é dado pelo apoio dos três primeiros dedos).  
b) PISADA PRONADORA:onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.  
c) PISADA SUPINADORA:onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho (o impulso é concentrado nos últimos dedos).  

 

 

Nenhum comentário: