Coisas que aprendi (tênis e pés)

Embora nem todos concordem, seguem algumas coisas que aprendi em três anos de corridas. Assunto de hoje: tênis e pés.
É... Não sou médico nem professor de educação física. Não tenho capacidade técnica para dar depoimentos oficiais. Corro por prazer e para manter a minha qualidade de vida. Corro há três anos e, nesses meus treinos e provas, aprendi algumas coisas bem simples.

Creio que, por experiência, possa ajudar alguns curiosos ou iniciantes da atividade, com algumas dicas como as abaixo citadas:

Provas longas: Prefiro tênis mais largo com duas meias. Prezo pelo conforto.

Se o tênis está no tamanho certo, uso uma meia mais fina (apropriada).

Se o tênis é apertado não encaro. Não uso. Não vou me machucar... #TôFora

No caso, dôo para quem precisa. Ex.: CORPORE (seu tênis não pode parar).

Não uso meias de poliéster, só de algodão ou especiais para corrida.

Correr com o tênis fora do tamanho ideal pode gerar bolhas.

Correr com o tênis apertado pode-se até perder uma unha.

Antes de correr passo vaselina sólida (dedos, calcanhar, peito e planta dos pés).

Corto as unhas dois ou três dias antes de uma corrida. Evitar dores.

Tenho sempre dois pares de tênis dedicados apenas à treinos/corridas.

Estrear um tênis novo em dia de corrida é loucura. #SaiDessa

Não uso um tênis mais de 6/8 meses (5 à 6X por semana e 150/250km mês).

Tênis macios podem gastar mais rápido, mas oferecem mais conforto.

Teste de pisada para mim não resolve. Acho que bom mesmo é o Vomero/Nyke.

Sempre opto pelos tênis de cores mais claras.

Prefiro que meus pés não molhem durante uma corrida. Se molharem: Vaselina.

Evito lavar os tênis demasiadamente.

Quanto os lavo, prefiro deixar secando na sombra e longe do sol forte (ressecam).

Para quem corre, é de grande responsabilidade cuidar dos pés.

Não faça loucuras. Não corra com dor. Não somos atletas.

Dor é para atletas. E par aos bons...

Lembre-se:

Corro por saúde, distração, diversão e prazer.

Nunca vou ganhar uma corrida mesmo. Mas corro sempre.

Tenho muito trabalho e responsabilidades à cumprir no dia seguinte.

Eu sou como você: Um cara normal que quer chegar mais longe!

Me ache também no Twitter @Manequinho_Blog
 
Material do Blog http://blogdomanequinho.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal cara. Sou novo nas corridas. Quer dizer, novo mais ou menos. Uns 2 anos atrás corri uns 6 meses.

Ai fiquei parado e estou voltando agora. Estou correndo tem 2 meses.

Tenho muita assadura na parte interna das coxas. Mandaram passar vaselina sólida, para poder proteger. Vamos ver se da certo.

Muito bom suas dias.