Musculação, sua aliada
Você escolheu um esporte para incluir em seu dia a dia. Pode ser a corrida, mas também pode ser outra modalidade como o futebol ou o tênis. Cada uma dessas atividades físicas solicita sua musculatura de uma maneira que naturalmente você não solicita.
Para que a prática esportiva seja realizada de uma forma saudável, a ciência conta com mais aliados que complementam a preparação do seu corpo para que ele suporte as solicitações físicas. Um desses parceiros é a musculação.
As séries de musculação devem acompanhar a evolução do esportista e estar alinhadas com o principal objetivo dele. Mas esses exercícios também podem estar ligados à manutenção do tônus muscular se seu foco for puramente estético.
Os movimentos e a intensidade com que eles são executados dependem não apenas da capacidade do esportista, mas também do seu perfil. Existem metodologias que tornam as séries menos monótonas, com resultados ótimos, como os circuitos.
Entre os benefícios dessa atividade complementar estão a maior resistência muscular, o aumento de força e a tolerância ao desgaste de uma prova de corrida, por exemplo. Sua recuperação será mais rápida, sua postura melhora e, a longo prazo, a musculação retarda o processo de envelhecimento e preserva a massa muscular (que naturalmente tende a diminuir com a idade).
Esses motivos já são mais do que suficientes para você incorporar também séries de musculação em sua rotina. Mas pratique com orientação, pois movimentos mal executados podem desencadear desconforto e até lesões.
* Professor Zeca (José Carlos Fernando) é professor de educação física, com especialização em Fisiologia do Esporte e Nutrição Esportiva pela UNIFESP, Treinamento Desportivo pela FMU e cursos nos EUA de Biomecânica e Psicologia do Esporte. Coordena a assessoria esportiva Ztrack Esporte e Saúde, com sede em São Paulo, mas também com profissionais nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
http://www.webseriemizuno.com.br/dica-do-especialista.php?id=53566914
Nenhum comentário:
Postar um comentário