Treinar mais ou treinar menos?

Você tem se esforçado para cumprir aquela planilha de treino, tem cumprindo todo o planejamento, chega o dia de competir e você piora seu tempo. Você diz para você mesmo: " é normal ter um rendimento fraco de vez enquanto". E continua seu treinamento.
Na competição seguinte tudo se repete. Até aquele amigo que chegava sempre depois de você, chegou na tua frente. Você começa a ficar preocupado mas analisa e diz: "pode acontecer a qualquer um, foi um dia ruim".
Mas acontece de novo. Não pode ser, assim não dá. É a terceira vez. E você decide: "este meu treino está errado, estou treinando pouco, vou aumentar meus treinos, vou treinar muito mais, quero ver quem vai treinar mais que eu".
E aí... você piora ainda mais.
Seu treino realmente estava errado, mas não porque você treinava pouco e sim porque treinava muito. É muito comum os atletas amadores cometerem este erro e até mesmo entre profissionais acontece.
Você pode argumentar que vários colegas treinam muito mais ou treinam desta maneira. Pode argumentar que treina assim faz tempo.
Isto não importa, a resposta que uma pessoa tem ao treinamento é muito particular. E mesmo você, pode responder de maneira diferente ao mesmo treino. Fatores como trabalho, stress emocional e alimentação podem prejudicar a sua recuperação, o seu descanso, e tornar um treino que antes era tranqüilo em um trabalho muito forte para seu organismo. Cuidado!
Não se esqueça, o descanso é tão importante quanto o estímulo.
S. Siqueira
Educador Físico

Nenhum comentário: