V - COMO TREINAR: TREINO CONTÍNUO PROGRESSIVO

O treino depende da condição física e das habilidades de cada corredor.

Pela teoria acima, o desenvolvimento é natural, contínuo e progressivo.

Suponhamos que um cidadão que nunca correu esteja em más condições físicas. Elaboremos um planejamento.

A primeira providência é determinar o ato de correr específico desse cidadão. Se não conseguir determinar o ato de correr sozinho, pode ser acompanhado por quem pratica Runyoga e sabe determinar o ato de correr de outrem. O praticante correrá com ele. A velocidade pode ser próxima à velocidade de andar.

Determinado seu ato de correr, percorre pequenas distâncias em terreno plano. A evolução natural e gradativa desenvolverá a capacidade aeróbia, fortalecerá o organismo e refinará suas habilidades, fazendo com que o movimento sincronizado e adequado, com pequeno gasto energético, seja incorporado pela pessoa.

Depois disso, deve praticar o ato de correr em aclive, com pouca inclinação, para fortalecer os músculos utilizados na corrida.

A próxima etapa é aprimorar a sincrozinação e aumentar a velocidade treinando em declive, com pouca inclinação. Esse treino é dificílimo pois, na descida, quem não tem habilidade tenta frear com medo de cair. Se frear, terá inúmeros problemas. Se não conseguir treinar sozinho em declive, pode ser acompanhado por quem pratica Runyoga e sabe conduzir a outra pessoa para que adquira tal movimento. Se o corredor não conseguir realizar ato de correr em declive, deve substituí-lo por ato de correr em plano ou aclive.

Esse treinamento realizado do início até o treino em declive é um alicerce inabalável. A partir daí, o corredor pode determinar o próprio treino por toda a vida, que será longa e saudável.

Nenhum comentário: