Aposte nos desafios para melhorar os treinos

Para tudo na vida a gente precisa de incentivo, estímulo, uma boa dose de ânimo, certo? Na corrida não é diferente. Por maior que seja a paixão pela corrida (e é isso o que acontece na maioria das vezes), um estímulo vez ou outra é importante para ir cada vez mais longe. “A maioria dos corredores são competitivos, e após alguns meses de treinamento sem um objetivo, meta ou alguma prova definida, eles acabam se acomodando em uma zona de conforto, que se mantiver por muito tempo pode servir de desmotivação e até no abandono da prática da corrida”, analisa o treinador Kim Cordeiro.




Existem várias maneiras para quebrar essa tal zona de conforto. E todas envolvem metas e objetivos sempre atualizados. Defina uma prova diferente e treine para ela. Determine um novo tempo e alcance. Decida ir mais longe, e chegue lá. “De maneira geral, os desafios são encarados positivamente pela maioria dos corredores, pois os estimulam a traçar metas, tempos, distâncias... Conseqüentemente, ajudam a cumprir mais rigorosamente os treinamentos e, a cada desafio cumprido, a sensação de vitória e dever cumprido!”, comenta o Kim.





Mas antes de sair enlouquecido mexendo na planilha e se inscrevendo em milhões de provas, saiba que a definição de novas corridas deve levar em consideração seus objetivos reais de tempos e distâncias, sempre possíveis de serem realizados. O Kim alerta que se não seguir essa regrinha, o resultado pode ser frustrante e desanimador.



O papel do treinador é essencial nessa escolha, já que ele ajudará não só a realizar os treinos adequados, mas também avaliará as condições físicas e psicológicas. “Escolhido o desafio principal, é fundamental que o treinador adapte seus treinos de acordo com o tempo disponível e as distâncias adequadas ao desafio escolhido, bem como as condições do atleta”, complementa o Kim.



Nike+ e você

Para ajudar a alcançar estes grandes objetivos, os Desafios Nike+ são ferramentas muito importantes. “Desafios intermediários, como os da Nike+, servem como uma injeção de ânimo no treinamento, e uma grande ajuda para alcançar o sucesso no desafio principal escolhido”, comenta o treinador.



Para conciliar os desafios Nike+ com a planilha rotineira de treinos, lembre-se de respeitar o treinamento proposto e ser disciplinado, seguindo rigorosamente as distâncias e intensidades planejadas pelo treinador. Evita-se, assim, dores e possíveis lesões indesejadas. A dica do Kim é anotar na planilha, ao lado do treino sugerido, os tempos e distâncias realizados. “Isso ajudará na análise do treinador e também para desafios e comparações da evolução no futuro”.



O treinador dá a dica final: “Depois de concluído o desafio, escolha outro mais desafiador!!! Afinal, o grande desafio é quebrar os nossos recordes pessoais e limites!!!”



Para participar dos desafios, você precisa ter o kit Nike+ e estar inscrito na comunidade. No link Desafios você encontra inúmeras opções.



Escrito por Lara Martins, Nike Blogger



Siga o Nike Corre também no:

Nenhum comentário: